Dr. Gabriel Monte

O Nefrologista

O NEFROLOGISTA

Conheça a especialidade Nefrologia.

Doenças dos Rins

Nossos Contatos

Clínica Fornazari:

(11) 97494-8475

Clínica Gero:

(11) 97698-7650

Tire suas Dúvidas

Preencha o formulário que nossa equipe entrará em contato.

Procurando por essa especialidade clínica?

Clique e agende a sua consulta escolhendo data e horário desejado.

O que o Nefrologista faz?

Nefrologista é o médico especialista no tratamento e na prevenção de doenças renais, as quais são comumente encontradas na população em geral no Brasil e no mundo. Algumas dessas doenças, como cálculos renais, hipertensão arterial e doença renal crônica podem afetar de 5 a 20% dos brasileiros. Infelizmente, muitas vezes essas se apresentam com poucos ou nenhum sintomas, sendo importante a realização de exames periódicos em pacientes com risco ou com história anterior de doença renal.

Diversas entidades comuns estão associadas com diminuição da capacidade de filtração dos rins como diabetes, hipertensão arterial, doenças cardíacas, infecções, desidratação, doença prostática, entre outras. Além disso, diversas medicações de uso frequente como anti-inflamatórios, antibióticos e quimioterápicos também podem afetá-los ou precisam ter as doses ajustadas de acordo com a taxa de filtração dos rins, para evitar efeitos colaterais associados a acúmulo dessas substâncias. A diversidade de situações que podem afetar o sistema urinário torna o manejo desses pacientes bastante complexo e ao mesmo tempo empolgante e desafiador.

Atualmente é possível ter uma boa qualidade de vida mesmo quando os rins param de funcionar completamente, ao contrário do que acontece com vários outros órgãos, devido à existência de diversos tratamentos capazes de substituir parcialmente diversas de suas funções fundamentais. O transplante renal e técnicas de diálise (limpeza do sangue de forma artificial através de um filtro – hemodiálise – ou através da membrana que cobre os órgãos abdominais – diálise peritoneal) permitem que esses pacientes vivam muitas vezes por décadas. Com os devidos cuidados, a sobrevida e a qualidade de vida têm se tornado cada vez melhor.

Entre as principais causas encontram-se sepse (infecções graves), desidratação, medicações (anti-inflamatórios, antibióticos, alguns anti-hipertensivos), doenças cardíacas, cirrose hepática, doença prostática, câncer, entre diversas outras.

Qual a função dos rins?

Os rins recebem cerca de 25% do sangue impulsionado pelo coração a cada batimento e é responsável por filtrar a parte líquida do sangue (plasma), realizando a remoção de toxinas produzidas tanto pelo metabolismo do próprio organismo como de substâncias externas, como medicações. Além disso, eles são responsáveis pela regulação da quantidade de água e de sódio (sal) do corpo, assim como de outros elementos menos conhecidos como potássio, fósforo, magnésio, permitindo que se possa compensar tanto o excesso quanto a falta dessas substâncias.

Outra função fundamental dos rins é a regulação da pressão arterial, principalmente através do controle do sódio, mas também através de controle hormonal. Apesar de não serem conhecidos como glândulas, diversos hormônios são ativados ou produzidos nos rins, incluindo a vitamina D (a qual regula o metabolismo ósseo e do cálcio, entre outras funções), a eritropoetina (responsável por estimular a produção de sangue – glóbulos vermelhos) e a renina (regula a pressão arterial e a retenção de sódio).

Procurando por essa especialidade clínica?

Clique e agende a sua consulta escolhendo data e horário desejado.